Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Cotingidae
 Bonaparte, 1849
Subfamília: Rupicolinae
 Bonaparte, 1853
Espécie: P. carnifex

Nome Científico

Phoenicircus carnifex
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês

Guianan Red-Cotinga


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Saurá

O saurá é um Passeriforme da família Cotingidae. Conhecido também como anambé, anambé-raio-de-sol-pequeno (Amapá), saurá-fogo e uirá-tatá.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do grego phoinikeos = carmim, vermelho escuro; e kerkos = cauda; e do latim carnis = carne; e facere = causar; carnifex = carrasco, assassino. ⇒ Carrasco com a cauda carmim.

Características

Mede cerca de 21 cm de comprimento. O macho apresenta o alto da cabeça vermelho-brilhante, os lados da cabeça, pescoço e costas marrom-enegrecidos, garganta e peito marrom-avermelhados, e o restante das partes inferiores vermelho-escarlate, e a fêmea tem o alto da cabeça e a cauda vermelho-escuros, costas, asas, garganta e peito pardo-oliváceos, e o restante das partes inferiores avermelhado.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Alimenta-se de frutos, principalmente de frutos como o açaí, a bacaba, o miri-miri e o breu branco, embora não haja registro que comprove que seja uma espécie exclusivamente frugívora.

Reprodução

Junta-se em grupos de 8 a 20 machos em exibições para as fêmeas, durante o período reprodutivo. O ninho é construído aproveitando-se uma cavidade natural em um tronco, às vezes a pouca altura do solo. O filhote nasce escuro, com longos fios brancos, que lhe dão um aspecto parecido com o de uma lagarta, e não de uma ave. O resultado é extremamente eficiente em termos de camuflagem.

Hábitos

Varia de incomum a localmente comum nos estratos médio e inferior de florestas úmidas e campinaranas. Vive normalmente solitário. Durante o período reprodutivo reúne-se com outros machos e vocaliza bastante, normalmente um canto de uma única nota, além de produzir um ruído característico com as asas, o que acaba chamando a atenção.

Distribuição Geográfica

Presente na Amazônia brasileira, tanto ao norte do rio Amazonas - do rio Negro ao Amapá - quanto ao sul - do baixo rio Tapajós até o Maranhão. Encontrado também nas Guianas e Venezuela.

Referências

Galeria de Fotos